Curso de Ultrassonografia de tireoide

Sobre o Curso:

Current Status
Not Enrolled
Price
Free
Get Started

O curso tem como objetivo iniciar, aperfeiçoar e atualizar os conhecimentos teóricos e a técnica de exame desta região, através de aulas teóricas e práticas, com intuito do aprendizado da anatomia ultrassonográfica e das doenças que acometem a tireoide e as patologias cervicais decorrentes das doenças da tireoide, em especial do câncer de tireoide.

 

 

 

Pré-requisito:

Os candidatos devem possuir diploma de Medicina reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) ou revalidado quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, na forma da regulação federal. Para candidatos estrangeiros a apresentação do CRM no ato de inscrição não é obrigatória, porém, se selecionado, ao efetuar sua matrícula o aluno estrangeiro, obrigatoriamente, deverá iniciar o processo para cadastro no CREMERJ, na condição de estudante, prevista no inciso IV do artigo 13 do Estatuto do Estrangeiro e em cumprimento Resolução CREMERJ nº 277/16.

Detalhes do Curso:

Data de início: EM BREVE
Carga Horária Total 20Hrs
Carga Horária Teórica 8 Hrs
Carga Horária Prática 12 Hrs

Por quê?

A ultrassonografia é um método inicial mais importante de imagem para avaliação da tireoide. Nas duas últimas décadas o avanço tecnológico (US convencional, Doppler colorido e Elastografia) e o maior acesso ao exame foram os fatores mais importantes para disseminação desse método diagnóstico. Ressaltando o relevante papel do método na estratificação de risco de malignidade do nódulo tireoidiano, no acompanhamento dos nódulos, e na avaliação pré-operatório e pós-operatória de câncer da tireoide, bem como da sua disseminação e recidiva. Apesar de o exame ser aparentemente simples, uma a avaliação detalhada e precisa é fundamental para o médico assistente. A acurácia do método dependerá do conhecimento técnico, anatômico, das patologias dessa área, bem como da descrição clara e detalhada, da impressão diagnóstica e condutas diagnóstica complementares sugeridas no laudo confeccionado pelo operador.

Para quem?

Médicos e residentes não especialistas ou especialistas iniciantes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (RDI) que desejem iniciar ou aprimorar a técnica de realização de exame, bem como o conhecimento específico e das patologias dessa especialidade.

Como é?

Através da base teórica, o aluno aprenderá ou aprimorará os princípios básicos, a anatomia ultrassonográficas e a realização do exame. Aprenderá também a confeccionar o laudo, impressão diagnóstica e sugerir condutas diagnósticas complementares.

PROGRAMAÇÃO:

• Princípios físicos e básicos e terminologia aplicada à da ultrassonografia de tireoide.
• Anatomia ultrassonográfica, patologia e técnica de exame.
• Conduta diagnóstica complementar.
• Revisão das doenças tireoidianas (nodular e do parênquima) e cervicais decorrentes das doenças da tireoide, em especial do câncer de tireoide.

Professores: